IFFAR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Pedagogo - Área (Módulo Especial)
Sobre o curso
Última atualização em 10/2024
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1.Curso baseado no Edital nº01/2023
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: 261 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio personalizado:
- audioaulas;
- degravações (produzido e organizado em conformidade com cada videoaula);
- slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Não serão ministrados: Regimento Geral do Instituto Federal Farroupilha, e Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Farroupilha. Em conhecimentos específicos: Escrituração escolar, documentos escolares individuais e coletivos e registros relativos ao estabelecimento escolar. Resolução Conselho Superior do IFFar nº 28/2019 – Diretrizes administrativas e curriculares para a organização didático-pedagógica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFFar. Os institutos federais, uma revolução na Educação profissional e tecnológica, disponível em: portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/insti_evolucao.pdf. SETEC/MEC: Bases para uma Política Nacional de EPT (2008), disponível em: portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/artigos_bases.pdf.
6. Serão ministradas somente as videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo;
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20.
5. Não serão ministrados em PDF: 5. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 7. BRASIL. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. 8. Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Farroupilha. PDI 2019-2026. Em conhecimentos específicos: Princípios e objetivos da educação brasileira. Organização da educação no Brasil: níveis e modalidades de ensino. A prática docente diante da pluralidade cultural e a inclusão escolar. Formação docente. Escrituração escolar, documentos escolares individuais e coletivos e registros relativos ao estabelecimento escolar. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 (e alterações) – Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Lei nº 10.861/2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Decreto nº 5.840/2006 – Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Resolução CNE/CP nº 01/2004 – Diretrizes para a educação das relações étnico raciais. Resolução CNE/CP nº 02/2015 – Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução Conselho Superior do IFFar nº 28/2019 – Diretrizes administrativas e curriculares para a organização didático-pedagógica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFFar. Os institutos federais, uma revolução na Educação profissional e tecnológica, disponível em: portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/insti_evolucao.pdf. SETEC/MEC: Bases para uma Política Nacional de EPT (2008), disponível em: portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/artigos_bases.pdf.
Sobre o concurso
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