SC  -  Educação

SME - Secretaria Municipal de Educação de Ituporanga - SC - Professor Educação Especial (Pós-Edital)

(CÓDIGO: 181844)
252
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 09/2024

Veja o que o Sistema Gran de Ensino tem para oferecer (além do nosso empenho e compromisso com a sua aprovação):

VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)

Mais Detalhes:

1. Curso baseado no edital nº 003/2024.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 520 videoaulas (aproximadamente).
4. O Curso não contemplará: LÍNGUA PORTUGUESA: Estilística. MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: trigonométrica; Sistema Cartesiano. CONHECIMENTOS GERAIS. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, LEGISLAÇÃO E CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Lei Orgânica do Município de Ituporanga. Lei Municipal nº 2.738/2018 (Contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público municipal). Lei Complementar 103/2022 (Plano de Carreira dos profissionais do Magistério Público do Município de Ituporanga). Lei Federal 13.185/2015 – Lei do Bullying; Política Nacional de Alfabetização; Inclusão Digital. 
4.1 O Curso não contemplará em conhecimentos específicos: Conceituação e caracterização do Transtorno Global do Desenvolvimento. Aspectos importantes do Transtorno Global do Desenvolvimento para a educação escolar. A formação e a aprendizagem da criança com Transtorno Global do Desenvolvimento. A deficiência Intelectual na humanidade. Concepções sobre a deficiência intelectual. A escola comum diante da deficiência intelectual. A prática pedagógica na escolarização do aluno com deficiência intelectual: Currículo e Avaliação Pedagógica. Práticas de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual. Possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. Deficiência Física/Neuro motora no contexto do processo de ensinoaprendizagem: conceitos e características. Adequações de recursos e modalidades de Tecnologia Assistiva /DF e DV. Atendimento educacional especializado para os alunos DF e DV. Educação de deficientes auditivos e surdos: Conceituação e caracterização. Os órgãos do aparelho auditivo e seu funcionamento. Etiologia e prevenção da surdez. O papel da família frente à surdez. A inclusão de alunos surdos no Ensino Comum. O surdo e a história da sua educação. Tecnológicos na Educação do aluno surdo. Características comportamentais do Superdotado e suas implicações no contexto Pedagógico. O processo de aprendizagem para o aluno com Altas Habilidades.
4.2 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.3 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado PDF sintético.
5. Não serão ministrados em PDF: O Município de Ituporanga, história, aspectos geográficos e econômicos. Em Administração Pública, Legislação e Conhecimentos Pedagógicos: Administração Pública Municipal. Lei Federal 13.185/2015 – Lei do Bullying; Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena; Política Nacional de Alfabetização; Ética e trabalho; Teóricos e Teorias da Educação; História da educação brasileira; A função social da escola pública contemporânea; Inclusão Digital. Em conhecimentos específicos: Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão. Identificação de necessidades educacionais especiais. Conceituação e caracterização do Transtorno Global do Desenvolvimento. Aspectos importantes do Transtorno Global do Desenvolvimento para a educação escolar. A formação e a aprendizagem da criança com Transtorno Global do Desenvolvimento. A escolarização da criança com Transtorno Global do desenvolvimento. Salas de Recursos Multifuncionais: implantação e funcionamento. A deficiência Intelectual na humanidade. Concepções sobre a deficiência intelectual. A escola comum diante da deficiência intelectual. Práticas de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual. Possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. Interação e mediação pedagógica. Deficiência Física/Neuro motora no contexto do processo de ensinoaprendizagem: conceitos e características. O trabalho no espaço escolar: da identificação às alternativas de ensino. Adequações de recursos e modalidades de Tecnologia Assistiva /DF e DV. Atendimento educacional especializado para os alunos DF e DV. Educação de deficientes auditivos e surdos: Conceituação e caracterização. Os órgãos do aparelho auditivo e seu funcionamento. Etiologia e prevenção da surdez. O papel da família frente à surdez. A inclusão de alunos surdos no Ensino Comum. O surdo e a história da sua educação. A Língua Brasileira de Sinais. Recursos Tecnológicos na Educação do aluno surdo. Características comportamentais do Superdotado e suas implicações no contexto Pedagógico. O processo de aprendizagem para o aluno com Altas Habilidades. Lei nº 12.764/2012 – Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Lei Federal nº 10.436/2002 e Decreto nº 5.626/2005 – Língua Brasileira de Sinais.

Sobre o concurso

Última atualização em 09/2024
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Informações
Edital publicado (Inscrições abertas)
Data da Prova 20/10/2024
CR vagas
Salário de R$ 2.290,29 a R$ 4.580,57
SC
Inscrições Site oficial do concurso Taxa R$ 90,00 Data 06/09/2024 a 20/09/2024
Provas Data da Prova 20/10/2024 Banca Examinadora Instituto Tupy Instituição SME - Secretaria Municipal de Educação de Ituporanga - SC
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Educação TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Não Prova de títulos Sim
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