IFMS Professor - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Cargo: 405 - Educação Física (Pós-edital)
Sobre o curso
Última atualização em 04/2025
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IFMS Professor - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Edital Publicado!
Mais detalhes:
1. Curso baseado nº Edital de Concurso Público nº 20/2025
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: de 300 a 400 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio:
4.1) slides para acompanhamento das videoaulas.
4.2) aulas em pdf.
4.3) degravação das principais aulas.
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Disponibilização de aulas de exercícios, voltadas para a análise da especificidade da banca examinadora.
5. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio).
6. Não serão contemplados os seguintes tópicos:
Exercícios físicos e qualidade de vida no trabalho
Educação física no ensino médio:
Objetivos da Educação Física no Ensino Médio;
Conteúdo da Educação Física no Ensino Médio;
Procedimentos metodológicos e avaliação da Educação Física no Ensino Médio;
A Educação Física no ensino médio: experiências pedagógicas nos Institutos Federais
Educação Física, mídia e tecnologias digitais:
Novos suportes e novas linguagens na constituição do campo do conhecimento;
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Legislação: 3. História, legislação e funcionamento da Educação Profissional, Científica e Tecnológica e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; 4. Cursos e Programas de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; 5. Política de ações afirmativas; 6. Plano de desenvolvimento institucional do IFMS 2024-2028; 7. Legislação do Servidor Público Federal: 7.1. Constituição Federal de 1988 (artigos 37 a 41 e artigos 205 a 232); 7.4. Lei n. 12.772/2012 - Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, [...] e dá outras providências; 8. Lei n. 11.892/2008 - Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.Conhecimentos específicos:2. Pedagogia do esporte escolar; 2.1. Metodologias de ensino-aprendizagem dos esportes coletivos; 2.2. Dimensões socioculturais do Esporte. 2.3. O esporte e os seus significados 2.4. Questões de gênero nas diversas manifestações do esporte 3. Corpo: 3.1. Conceitos de saúde, estética e padrão de beleza na sociedade contemporânea 3.2. Exercícios físicos e qualidade de vida no trabalho 4. Jogo/brincadeira; 4.1. Teóricos e teorias sobre o Jogo, o brinquedo e a brincadeira; 4.2. Jogos e culturas indígenas: possibilidades para a educação intercultural na escola; 4.3. Jogos e brincadeiras africanos e afrobrasileiros 5. Educação física no ensino médio: 5.1 Objetivos da Educação Física no Ensino Médio; 5.2. Conteúdo da Educação Física no Ensino Médio; 5.3. Procedimentos metodológicos e avaliação da Educação Física no Ensino Médio; 5.4. A Educação Física no ensino médio: experiências pedagógicas nos Institutos Federais 6. Atividades rítmicas, expressivas e dança: 6.1. Terminologia e conceitos básicos das atividades rítmicas, expressivas e da dança; 6.2. Introdução à história da dança e seus elementos, vivências, improvisação e composição coreográficas possíveis de serem trabalhados na escola; 6.3. A linguagem da dança como expressão histórica e cultural, étnica, folclórica, popular, clássica e moderna adaptada ao âmbito escolar; 7. A Educação Física adaptada; 7.1. Como conteúdo estratégico no processo de inclusão no contexto escolar e seus aspectos interdisciplinares; 7.2. Planejamento de programas em Educação Física adaptada; 8. Educação Física, mídia e tecnologias digitais: 8.1 Novos suportes e novas linguagens na constituição do campo do conhecimento; 9. Políticas Curriculares na Educação/Educação Física. A Base Nacional Comum Curricular: concepção de Educação e Educação Física. Críticas à existência de uma Base Nacional e a uma Base para a Educação Física. 10. Ginástica: 10.1. Ginástica como conteúdo da cultura corporal; 10.2. Abordagem das tendências que historicamente influenciaram e influenciam a prática da Ginástica; 10.3. Metodologias de ensino para exploração dos elementos das modalidades de Ginástica e de composição de coreografias no ambiente escolar;
5. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.
Sobre o concurso
Última atualização em 04/2025




















Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.
