IFPR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Professor EBTT - Engenharia Ambiental (Módulo Especial)
Sobre o curso
Última atualização em 12/2024
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1. Curso baseado no Edital nº 160/2022
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: 327 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio personalizado:
- audioaulas;
- degravações (produzido e organizado em conformidade com cada videoaula);
- slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Não serão ministrados: Em Fundamentos da Educação serão ministrados apenas os assuntos: A integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação nos institutos federais. A avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções e implicações na prática pedagógica. Educação inclusiva: concepções e implicações na prática pedagógica na educação profissional, científica e tecnológica. Em Legislação Aplicada ao IFPR não serão ministrados: Resolução CNE/CP n.º 3/2002 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Em Conhecimentos Específicos: 1. Gestão de recursos naturais. 3. Gestão ambiental. 8. Análise, controle e química ambiental. 9. Monitoramento de indicadores de qualidade do ar atmosférico. 10. Métodos de avaliação de poluição de solos e águas subterrâneas.
6. Serão ministradas somente as videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo;
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20.
5. Não serão ministrados em PDF: 5. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais 6. O trabalho como princípio educativo na educação profissional, científica e tecnológica 7. A integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação nos institutos federais 8. Aspectos históricos da educação profissional científica e tecnológica no Brasil 9. A afirmação da diversidade na organização do trabalho pedagógico na educação profissional, científica e tecnológica. 5. Lei n.º 10.436/2002 e seu regulamento 6. Lei n.º 10.861/2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e dá outras providências 7. Lei n.º 13.005/2014 8. Lei n.º 11.892/2008 e atualizações 9. Lei n.º 12.711/2012 e seu regulamento. 12. Decreto n.º 5.840/2006 – Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) 13. Resolução CNE/CP n.º 1/2004 – Diretrizes para a educação das relações étnico-raciais 14. Resolução CNE/CP n.º 3/2002 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia 15. Resolução CNE/CP n.º 1/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos 16. Resolução CNE/CEB n.º 6/2012 – Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio 17. Resolução IFPR n.º 50/2017 – Estabelece as normas de avaliação dos processos de ensinoaprendizagem no âmbito do IFPR 18. Resolução IFPR n.º 5/2018 – Define as diretrizes institucionais para os cursos que articulam a Educação Profissional e Técnica com a modalidade Proeja no IFPR 19. Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPR (2019-2023) com sua revisão de 2020. Conhecimentos específicos.
Sobre o concurso
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