Prefeitura de Pau dos Ferros - RN - Pedagogo(a): Suporte Pedagógico (Coordenador(a)/Supervisor(a) Escolar) (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 10/2024
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VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio).
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital nº 01/2023.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista 322 videoaulas.
4. O Curso não contemplará: Legislação. Em Conhecimentos Específicos: Pedagogia. Evolução histórica da Pedagogia. Identidade da Pedagogia. Objeto de estudo. Relações com outros campos disciplinares. A reflexão, a crítica e a pesquisa no trabalho do pedagogo. As funções do pedagogo. Tendencias Pedagógicas. Metodologias ativas. Desenvolvimento da autonomia e da crítica dos estudantes. Formação de atitudes e valores. A disciplina dos estudantes na escola. Bullying. Recursos didáticos. O IDEB. A pesquisa, a reflexão e a crítica da atividade docente. Atenção a crianças com deficiência mental, física, auditiva, visual, com transtornos globais de desenvolvimento, com altas habilidades e/ou superdotação.
4.1 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.2 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20.
5. Não serão ministrados em PDF: Redação discursiva; Legislação: 1. Lei Municipal nº 1.053/2007: Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do Município de Pau dos Ferros.
1.1. Título II – Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição: do art. 5º ao art. 19; do art. 24 ao art. 35.
1.2. Título III – Dos Direitos e Vantagens: do art. 39 ao art. 93.
1.3. Título IV – Do Regime Disciplinar: do art. 106 ao art. 108; do art. 117 ao art. 123.
1.4. Título V – Do Processo Administrativo Disciplinar: do art. 137 ao art. 142; do art. 157 ao art. 172.
Conhecimentos Específicos: Pedagogia. Evolução histórica da Pedagogia. Identidade da Pedagogia. Objeto de estudo. Relações com outros campos disciplinares. A reflexão, a crítica e a pesquisa no trabalho do pedagogo. As funções do pedagogo. Tendencias Pedagógicas. Contextualização e aprendizagem. Métodos: enfoques teórico e metodológico. O lúdico, jogos e
brincadeiras. Aulas expositivas com base na pedagogia tradicional e na aprendizagem significativa. Trabalhos em grupo e colaborativos. Estudo dirigido. Métodos de projetos. O método de solução de problemas. O método e a questão da criatividade. Metacognição e aprender a aprender. Metodologias ativas. Desenvolvimento da autonomia e da crítica dos estudantes. Formação de atitudes e valores. A disciplina dos estudantes na escola. Bullying. Recursos didáticos. As novas tecnologias das
comunicações e da informação e o ensino. A avaliação das aprendizagens. Funções. Tipos de avaliação. A autorregulação da aprendizagem. Elaboração de questões de avaliação. A Provinha e a Prova Brasil. O IDEB. A Comunicação Pedagógica. A Comunicação como sistema: componentes e funções. Tipos de Comunicação Pedagógica. Fatores que influenciam a Comunicação Pedagógica. Relações interpessoais. A criatividade e a inovação pedagógica: definições, práticas nos contextos da educação escola e não escolar. A Socialização nos contextos escolar e não escolar. O Ensino Fundamental – anos inicias na BNCC. Área da Linguagem. Língua portuguesa, Arte, Educação Física. Unidades temáticas, objetos de conhecimento, habilidades. Fundamentos pedagógicos. Área de Matemática. Unidades temáticas, objetos de conhecimento, habilidades. Fundamentos pedagógicos. Área de Ciências Naturais. Unidades temáticas, objetos de conhecimento, habilidades. Fundamentos pedagógicos. Área de Ciências Humanas. História e Geografia. Unidades temáticas, objetos de conhecimento, habilidades. Fundamentos pedagógicos. Área de Ensino Religioso. Unidades temáticas, objetos de conhecimento, habilidades. Fundamentos pedagógicos. A função social da escola. Educação Não Escolar. Educação Escolar. Educação Não Formal. Família. Conselho Nacional da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de julho de 1990. Brasil. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação
Básica/ Ministério da Educação. Fundamentos, princípios, estrutura e elaboração. Fundamentos psicológicos, sociológicos, antropológicos, políticos, filosóficos e da neurociência. Saberes e conhecimentos da docência como profissão. Profissionalidade e profissionalismo. Perspectivas e estratégias de formação docente. A pesquisa, a reflexão e a crítica como estratégias
da formação e da atividade docente. Competências e Habilidades. Áreas na BNCC. Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Ensino religioso. Competências e Habilidades. Orientações pedagógicas.
Sobre o concurso
Última atualização em 10/2024Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.