Residência Fiocruz/ENSP - Saúde da Família - Fisioterapia
Sobre o curso
Última atualização em 04/2024
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30 dias.
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Curso para Residência - FIOCRUZ
Mais detalhes:
1. Curso baseado no edital de 2024
2. Carga horária prevista: 315 vídeoaulas, aproximadamente.
3. As videoaulas ainda não disponíveis estarão acessíveis de modo gradativo e em conformidade com o cronograma de gravação dos respectivos professores.
4. Material de apoio:
4.1. Videoaulas (com slides)
4.2. Audioaulas
5. Não serão contemplados os seguintes tópicos: COSTA E SILVA, V.; ESCOVAL, A.; HORTALE, VA. Contratualização na Atenção Primária à Saúde: a experiência de Portugal e Brasil. Revista Ciência & Saúde Coletiva, ago 2014, v. 19, n.8, págs: 3593-3604. MONTENEGRO, L; BEZERRA, T. Desafios da prática da preceptoria e da tutoria no cotidiano da formação. In: CARVALHO, MAP et al. (Orgs) et al. De casulo à borboleta: a qualificação para o SUS na Residência Multiprofissional em Saúde da Família. 1. ed. Porto Alegre: Rede Unida, 2020. págs 139-172. TEIXEIRA, MB; BRANDÃO, AL; CASANOVA, A; MATTOS, A, RUIZ, R. Construção compartilhada e cogestão dos processos formativos na residência multiprofissional em saúde da família. In: CARVALHO, MAP et al. (Orgs) et al. De casulo à borboleta: a qualificação para o SUS na Residência Multiprofissional em Saúde da Família. TEIXEIRA, M. B; BRANDÃO, A. L; MATTOS, A. P. B; SILVA, V. C. Relatos de experiência e projetos de intervenção na Atenção Primaria à Saúde: A Residência Multiprofissional como campo de formação de trabalhadores de saúde. Não abordaremos itens das referências que sejam livros e artigos. Não gravamos materiais completos. Nossas aulas são gravadas baseadas em diversos referenciais institucionais e de grandes autores.
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Disponibilização de aulas de exercícios, voltadas para a análise da especificidade da banca examinadora.
5. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo;
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20.
5. Não serão ministrados em PDF: ANDRADE, DM. et al. Análise do território nos estudos em atenção primária e saúde ambiental: uma revisão bibliográfica. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 37, n. 1, p. 151, 13 dez. 2013. BARCELLOS, C., INIGUEZ, L. O território e a vigilância em saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/EPSJV/PROFORMAR, 2004. 80 p: il. - (Série: Material didático do Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em saúde). BRASIL. Ministério da Saúde. Núcleo de Apoio à Saúde da Família. v. 1. Brasília: Ministério da Saúde, 2014 (Cadernos de Atenção Básica, n. 39). BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde do trabalhador e da trabalhadora [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Cadernos de Atenção Básica, n. 41 – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família. Manual instrutivo financiamento do APS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Saúde da Família. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_instrutivo_financiamento_aps.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Guia para Qualificação dos Indicadores da APS. 2ª edição. 2022. Disponível em: https://www.cosemssc.org.br/guia-de-qualificacao-dos-indicadores-da-aps/b BRASIL. Ministério da Saúde. PORTARIA 635, DE 22 DE MAIO DE 2023. Institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2023. CAMPOS, GWS; DOMITTI, AC. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em Saúde. Revista Cadernos de Saúde Pública, Rio de janeiro, 23 (2): 399 – 407, fev., 2007. CAMPOS, GWS; DOMITTI, AC. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em Saúde. Revista Cadernos de Saúde Pública, Rio de janeiro, 23 (2): 399 – 407, fev., 2007. COSTA E SILVA, V.; ESCOVAL, A.; HORTALE, VA. Contratualização na Atenção Primária à Saúde: a experiência de Portugal e Brasil. Revista Ciência & Saúde Coletiva, ago 2014, v. 19, n.8, págs: 3593-3604. COSTA, AJ., KALE, P. Medidas de Frequência de Doença. In: Medronho, RA. Epidemiologia. 2º ed, São Paulo: Atheneu, 2009. Capítulo 2. págs: 13 -30. COSTA, AJL, KALE, PL, VERMELHO, L.L. Indicadores de Saúde. In: Medronho, R.A. Epidemiologia. 2º ed, São Paulo: Atheneu, 2009. Capítulo 3. págs: 31 -82. MINAYO, MC de S. Conceitos, teorias e tipologias de violência: a violência faz mal à saúde. In: NJAINE, K. et al. (org.). Impactos da Violência na Saúde. [S. l.]: Ed Fiocruz, 2020. p. 21–42. MONTENEGRO, L; BEZERRA, T. Desafios da prática da preceptoria e da tutoria no cotidiano da formação. In: CARVALHO, MAP et al. (Orgs) et al. De casulo à borboleta: a qualificação para o SUS na Residência Multiprofissional em Saúde da Família. 1. ed. Porto Alegre: Rede Unida, 2020. págs 139-172. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/wpcontent/uploads/2020/10/De-casulo-a-borboleta-a-qualificacao-para-o-SUS-na-residencia-multiprofissional-em-saudeda-familia.pdf MOROSINI, MVG.; FONSECA, AF., LIMA, LD. Política Nacional de Atenção Básica 2017: retrocessos e riscos para o Sistema Único de Saúde. Revista SAÚDE DEBATE, v. 42, n. 116, pp.11-24, jan-mar, 2018, Rio de Janeiro. PAIM, J S. Planejamento para não especialistas In. CAMPOS, G WS; MINAYO, M C S; AKERMAN, M; DRUMOND JM; CARVALHO, Y M. Tratado de saúde coletiva. Rio de Janeiro, Hucitec;Fiocruz, 2006. p.767-782. Disponível em: http://www.pea.ufba.br/eventos/gestores/biblioteca/docs/PLANEJAMENTO_EM_SAUDE__.pdf PESSOA, V. M. et al. Sentidos e métodos de territorialização na atenção primária à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 8, pág. 2253–2262, ago. 2013. SCARAZATTI, GB & AMARAL, MP. Planejamento e Contrato de Gestão na Atenção Básica. In: Manual de Práticas em Atenção Básica: Saúde Ampliada e Compartilhada Organização: Gastão Wagner de Sousa Campos & André Vinicius Pires Guerrero. Capítulo 8. SECCO, A. C.; KOSTULSKI, C. A.; ARPINI, D. M. O Papel da Equipe nas Práticas Grupais na Atenção Básica em Saúde. Revista Psicologia e Saúde, v. 14, n. 2, abr./jun. 2022, p. 83-98. Disponível em: https://pssa.ucdb.br/pssa/article/view/1728 STARFIELD, B. Atenção, primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. Capítulos I & II. TEIXEIRA, MB; BRANDÃO, AL; CASANOVA, A; MATTOS, A, RUIZ, R. Construção compartilhada e cogestão dos processos formativos na residência multiprofissional em saúde da família. In: CARVALHO, MAP et al. (Orgs) et al. De casulo à borboleta: a qualificação para o SUS na Residência Multiprofissional em Saúde da Família. 1. ed. Porto Alegre: Rede Unida, 2020. págs 115-138. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2020/10/De-casulo-a-borboleta-aqualificacao-para-o-SUS-na-residencia-multiprofissional-em-saude-da-familia.pdf TEIXEIRA, M. B; BRANDÃO, A. L; MATTOS, A. P. B; SILVA, V. C. Relatos de experiência e projetos de intervenção na Atenção Primaria à Saúde: A Residência Multiprofissional como campo de formação de trabalhadores de saúde. In: Saberes e práticas na Atenção Primaria à Saúde em tempos de pandemia da Covid-19: a experiência da residência multiprofissional em saúde da família / In: Teixeira, M.B; Brandão, A.L.; Casanova, A. (Orgs). – 1. ed. Porto Alegre, RS: Rede Unida, 2022. págs 16 – 31. Disponível em https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2022/10/Livro-Saberes-e-praticas-na-AtencaoPrimaria-a-Saude-em-tempos-de-pandemia-da-Covid-19-a-experiencia-da-residencia-multiprofissional-em-saude-dafamilia.pdf VASCONCELOS, EM. Educação popular: instrumento de gestão participativa dos serviços de saúde. In: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Conhecimentos Específicos.
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