RS  -  Residência Multiprofissional

Residência GHC - Grupo Hospitalar Conceição - Enfermagem Obstétrica (Pós-edital 2025)

(CÓDIGO: 182419)
102
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 11/2024

Residência GHC

Mais detalhes:
1. Curso baseado no Edital de abertura Nº 11/2024.
2. Carga horária prevista: 250 vídeoaulas, aproximadamente.
3. Material de apoio:
3.1. Videoaulas (com slides)
3.2. Audioaulas
4. Serão ministradas somente as videoaulas/tópicos 
5. Não serão abordados os seguintes tópicos: 5. Não serão abordados os seguintes tópicos: 8. BRASIL. Lei 14.540 de 03 de abril de 2023. Institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual no âmbito da administração pública, direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal. Brasília, DF: Presidência da República, 2023. 10.CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 219-230, jul. 2000. 11.CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 41-65, jun.2004. 12.COSTA, M. V. da. A potência da educação interprofissional para o desenvolvimento de competências colaborativas no trabalho em saúde. In: Toassi, Ramona F. C. (org.). Interprofissionalidade e formação da saúde: onde estamos? Porto Alegre: Rede Unida, 2017. 13.FLEURY, Sonia; OUVERNEY, Assis. O sistema único de saúde brasileiro: desafios da gestão em rede. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Lisboa, v. 11, n. 2-3, p. 74-83, 2012. 14.JUNIOR, A. P; OLIVEIRA, L. R; PUTTINI, R. F. Modelos explicativos em saúde coletiva: abordagem biopsicossocial e auto-organização. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 753-767, 2010. 15.LUZ, Madel T. Complexidade do campo da saúde coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas: análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde & Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 304-311, jun. 2009. 16.MERHY, Emerson Elias. Saúde, a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002. 18.ROLIM, Leonardo Barbosa; CRUZ, Rachel de Sá Barreto Luna Callou; SAMPAIO, Karla Jimena Araújo de Jesus. Participação popular e o controle social como diretriz do SUS: uma revisão narrativa. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 37, n. 96, p. 139-147, jan./mar. 2013. 19.ROUQUAYROL, Maria Zélia. Contribuição da Epidemiologia. In: CAMPOS, Gastão W. S; et al. (org.) Tratado de saúde coletiva. 2. ed. rev. amp. São Paulo: Hucitec, 2016. p. 319-373. 21.BRASIL. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Estatuto da pessoa com deficiência. Lei Brasileira de Inclusão. Brasília: MEC, 2015. 22.HOOKS, Bell. Abraçar a mudança, in HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2017. 283p.Não gravamos artigos, livros e/ou capítulos completos, nossas aulas são baseadas em diversos livros, manuais e publicações científicas.6. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual técnico para profissionais de saúde: DIU com Cobre TCu 380A. Brasília, DF: Ed. Ministério da Saúde, 2018. 12.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Gestão do Cuidado Integral. Guia do pré-natal do parceiro para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2023   Não gravamos artigos, livros e/ou capítulos completos, nossas aulas são baseadas em diversos livros, manuais e publicações científicas.

VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Disponibilização de aulas de exercícios, voltadas para a análise da especificidade da banca examinadora.
5. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo;
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.
5. Não serão ministrados em PDF: Conhecimentos Gerais: 1. BAHIA, Ligia. Padrões e mudanças no financiamento e regulação do Sistema de Saúde Brasileiro: impactos sobre as relações entre o público e privado. Saúde & Sociedade, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 9-30, 2005. 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Clínica ampliada,equipe de referência e projeto terapêutico singular. 2. ed. Brasília, DF: Ed. Ministério da Saúde, 2007. 8 BRASIL. Lei 14.540 de 03 de abril de 2023. Institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual no âmbito da administração pública, direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal. Brasília, DF: Presidência da República, 2023. 10.CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 219-230, jul. 2000. 11.CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 41-65, jun. 2004. 12.COSTA, M. V. da. A potência da educação interprofissional para o desenvolvimento de competências colaborativas no trabalho em saúde. In: Toassi, Ramona F. C. (org.). Interprofissionalidade e formação da saúde: onde estamos? Porto Alegre: Rede Unida, 2017. 13.FLEURY, Sonia; OUVERNEY, Assis. O sistema único de saúde brasileiro: desafios da gestão em rede. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Lisboa, v. 11, n. 2-3, p. 74-83, 2012. 14.JUNIOR, A. P; OLIVEIRA, L. R; PUTTINI, R. F. Modelos explicativos em saúde coletiva: abordagem biopsicossocial e auto-organização. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 753-767, 2010. 15.LUZ, Madel T. Complexidade do campo da saúde coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas: análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde & Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 304-311, jun. 2009.16.MERHY, Emerson Elias. Saúde, a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002. 17.PAIM, Jairnilson. Planejamento em saúde para não especialistas. In: CAMPOS, Gastão W. et al. (org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. rev. amp. São Paulo: Hucitec, 2016. p. 767-782. 18.ROLIM, Leonardo Barbosa; CRUZ, Rachel de Sá Barreto Luna Callou; SAMPAIO, Karla Jimena Araújo de Jesus. Participação popular e o controle social como diretriz do SUS: uma revisão narrativa. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 37, n. 96, p. 139-147, jan./mar. 2013. 19.ROUQUAYROL, Maria Zélia. Contribuição da Epidemiologia. In: CAMPOS, Gastão W. S; et al. (org.) Tratado de saúde coletiva. 2. ed. rev. amp. São Paulo: Hucitec, 2016. p. 319-373. 20.VIACAVA, Francisco et al. SUS: oferta, acesso e utilização de serviços de saúde nos últimos 30 anos. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, p. 1751-1762, 2018. 22.HOOKS, Bell. Abraçar a mudança, in HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2017. 283p. 23.MOROSINI, Marcia Valéria; FONSECA, Angélica Ferreira; PEREIRA, Isabel Brasil. Educação em Saúde in PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Julio César França. Dicionário de Educação Profissional em Saúde. 2.ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. Conhecimentos Específicos.

Sobre o concurso

Última atualização em 11/2024
Saiu o edital da Residência GHC! O Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, está ofertando 60 vagas de nível superior nos seguintes programas de residência multiprofissionais e uniprofissionais: Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, Atenção ao Paciente Crítico, Enfermagem Obstétrica, Saúde Coletiva (Gestão em Saúde) e Saúde da Família. A responsável pela organização e realização do certame é a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC). As inscrições então abertas e devem ser feitas até o dia 29 de outubro. A taxa foi fixada em R$ 165. Vale destacar que os programas da Residência GHC têm duração de 2 anos com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva e contam com uma bolsa auxílio no valor de R$ 4.106,09.
Informações
Edital publicado (Inscrições abertas)
Data da Prova 24/11/2024
60 vagas
Salário de R$ 4.106,09
RS
Inscrições Taxa R$ 165,00 Data 16/09/2024 a 29/10/2024
Provas Data da Prova 24/11/2024 Banca Examinadora FUNDATEC Processos Seletivos Instituição Residência GHC - Grupo Hospitalar Conceição
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Residência Multiprofissional TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Não Prova de títulos Não
Conteúdo deste curso Expandir tudo
Essas ofertas acabam em:
Residência GHC - Grupo Hospitalar Conceição - Enfermagem Obstétrica (Pós-edital 2025) Logo Gran Cursos Online
R$ 299,90 à vista
ou 12x R$ 24,99
Comprar agora

Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.

Este curso inclui:
Videoaulas
Audioaulas
PDFs
160 dias para acessar
Download ilimitado das aulas
Acesso no Android, iOS, Windows e Mac
Certificado de conclusão
Fórum de dúvidas com professores
Deseja receber novidades sobre concursos?
Descubra as oportunidades disponíveis dentro da sua área de interesse ou da região onde você mora.
mulher em cima de um tablet com homem ao lado
R$ 299,90 à vista
ou 12x R$ 24,99