PR  -  Residência Multiprofissional, Saúde

Residência - UEM - Universidade Estadual de Maringá - Psicologia

(CÓDIGO: 162457)
79
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 07/2024

Curso para Residência - UEM - Conhecimentos Gerais

Mais detalhes:
1. Curso baseado no edital nº 029/2023–COREMU/UEM.
2. Carga horária prevista: 207 vídeoaulas, aproximadamente.
3. As videoaulas ainda não disponíveis estarão acessíveis de modo gradativo e em conformidade com o cronograma de gravação dos respectivos professores.
4. Material de apoio:
4.1. Videoaulas (com slides)
4.2. Audioaulas
5. O curso não contemplará os seguintes tópicos: BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Sistema Único de Saúde /Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília: CONASS, 2011. 291 p. Atualização 2015. 14. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017. Dispõe sobre as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do SUS, Anexo I. 15. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017. (Origem: PRT MS/GM 1600/2011). Institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS), Anexo III. 16. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017. TÍTULO IV Do componente Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas. (Origem: PRT MS/GM 10/2017, Art. 1o) Define as diretrizes de modelo assistencial e financiamento de UPA 24h de Pronto Atendimento, como componente da Rede de Atenção às Urgências (RAU), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 19. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 1.663, de 6 de agosto de 2012. Dispõe sobre o Programa SOS Emergências no âmbito da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE). 23. MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. / Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. Não gravamos material na íntegra. Não abordaremos itens das referências que sejam livros e artigos. Nossas aulas são gravadas baseadas em diversos referenciais institucionais e de grandes autores.1. ALVARENGA, R.; DIAS, M. K. Epidemia de drogas psiquiátricas: tipologias de uso na sociedade do cansaço Psicologia & Sociedade, vol. 33, e235950, 2021. 6. CAMPOS, G. W. S. FIGUEIREDO, M.D.; PEREIRA JUNIOR, N.; CASTRO, C.P. A aplicação da metodologia Paideia no apoio institucional, no apoio matricial e na clínica ampliada. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 18, supl. 1, p. 983-995, 2014. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s141432832014000500983&script=sci_abstract& tlng=pt. 12. COUTO, M. C. V.; DELGADO, P. G. G. Crianças e adolescentes na agenda política da saúde mental brasileira: inclusão tardia, desafios atuais. Psic. Clin., Rio de Janeiro, vol. 27, n.1, p. 17-40, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pc/a/RSQnbmxPbbjDDcKKTdWSm3s/?format=pdf&lang=pt 17. MERHY, E. E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002. 18. ROSENBERG, M B. Comunicação não-violenta. Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. (Mário Vilela, Trad.). São Paulo: Ágora, 2006. Disponível em: http://www.icomfloripa.org.br/wpcontent/uploads/2016/03/Comunicac%CC%A7a%CC %83o-Na%CC%83o-Violenta.pdf Rossi, L. de; Gavião, A. C. D.; Lucia, M. C. S. de; 20. SANCHES, V. N. L.; AMARANTE, P. D. de C.. Estudo sobre o processo de medicalização de crianças no campo da saúde mental. Saúde em Debate, v.38, n.102, p. 506-514, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/ndTy5YqQ6wC958FwyK6Xj6v/abstract/?lang=pt 26. TAÑO, B. L.; MATSUKURA, T. S. Saúde mental infantojuvenil e desafios do campo: reflexões a partir do percurso histórico. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 23, n. 2, p. 439-447, 2015. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/ view/865/624 --15. FURNISS, T. Abuso Sexual da Criança: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 64 p. : il. color. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/clinica_ampliada_compartilhada.pdf 4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Urgência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 56 p. : il. color. – (série B. textos Básicos de Saúde). https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_classificaao_risco_servico_ urgencia.pdf 5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção Psicossocial a Crianças e Adolescentes no SUS: tecendo redes para garantir direitos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_psicossocial_criancas_adolesc entes_sus.pdf
6.Não gravamos materiais na íntegra. Não abordaremos itens das referências que sejam livros e artigos. Nossas aulas são gravadas baseadas em diversos referenciais institucionais e de grandes autores.

 VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:

1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Disponibilização de aulas de exercícios, voltadas para a análise da especificidade da banca examinadora.
5. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Serão disponibilizados em PDF somente: BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde /Ministério da Saúde. – 3. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 9. BRASIL. Ministério da Saúde. Decreto No 7.508, de 28 de junho de 2011eatualizações. Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. 10. BRASIL. Ministério da Saúde. Lei No 8.080, de 19 de setembro de 1990 e atualizações. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. 11. BRASIL. Ministério da Saúde. Lei No 8.142, de 28 de dezembro de 1990 e atualizações. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.22. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. –Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

 

Sobre o concurso

Última atualização em 07/2024
Saiu o edital! UEM - Universidade Estadual de Maringá, são 18 vagas e bolsa de 4.106,09. Inscrições começam dia 15 de setembro e vão até 14 de outubro. Provas dia 06 de novembro. Não perca essa oportunidade!
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Provas Banca Anterior NPD/UEM - Núcleo de Processamento de Dados - Universidade Estadual de Maringá Último Edital Link Banca Examinadora Banca não definida Instituição UEM - Universidade Estadual de Maringá - Psicologia
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Residência Multiprofissional, Saúde TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Não Prova de títulos Não
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