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RS  -  Residência Multiprofissional, Saúde

Residência - PSU/Fundatec - Processo Seletivo Unificado de Residência Multiprofissional - Psicologia

(CÓDIGO: 181190)
146
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 12/2024

Residência PSU/RUMS!

Mais detalhes:

1. Curso baseado no edital nº 01/2024.
2. Carga horária prevista: 375 vídeoaulas, aproximadamente.
3. Material de apoio:
3.1. Videoaulas (com slides)
3.2. Audioaulas
4. Serão ministradas somente as videoaulas/tópicos relacionadas neste informativo (principais tópicos - a critério dos professores).
5. O curso não contemplará os seguintes tópicos:  BRASIL. Ministério Da Saúde. Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, que institui o Programa Previne Brasil. CAMPOS, G. W. S. Fenômenos Intervenientes no Futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). In: CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE. CONASS Debate: O futuro dos Sistemas Universais de Saúde. Brasília: CONASS, 2018. JUNIOR, A.P; OLIVEIRA, L.R; PUTTINI, R.F. Modelos explicativos em Saúde Coletiva: abordagem biopsicossocial e auto- organização. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 753-767, 2010. PAIM, J. S. et al. O que é SUS. Coleção Temas em Saúde Interativa. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015. PAIM, J. S. Os sistemas universais de saúde e o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. Especial 5, 2019. AGUIAR, M. S. V., et al. A atuação do psicólogo hospitalar no atendimento a pacientes com doenças cardiovasculares: revisão de literatura. Div Práticas Psicologia, v. 1, n.1, 2018, p. 65-70. ARPINI, Dorian Mônica et al. Observação e escuta: recursos metodológicos de investigação em psicologia no âmbito da saúde materno-infantil. Contextos Clínic, São Leopoldo, v. 11, n. 2, p. 243-256, 2018. ASSIS, L. A.; BATISTA, P. S. S.; ALVES, D. R.; et al. Vivências de Mães de Crianças com Câncer em Cuidados Paliativos Mediante Diagnóstico, Tratamento e Apoio Familiar. Rev Fun Care, v. 12, p. 1348-1354, 2020. AZEVEDO, Elisa Cardoso; HEMESATH, Tatiana Prade; OLIVEIRA, Viviane Ziebell de. A internação de um filho em unidade de terapia intensiva pediátrica: narrativas maternas. Rev. SBPH, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 172-194, jun. 2019. BAZZAN, Jéssica Stragliotto; MILBRATH, Viviane Marten; GABATZ, Ruth Irmgard Bärtschi; CORDEIRO, Franciele Roberta; FREITAG, Vera Lucia; SCHWARTZ, Eda. O processo de adaptação familiar à hospitalização infantil em Unidade de Terapia Intensiva. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 54, 2020. BERGO, Maíra Frizzi da Cunha; PREBIANCHI, Helena Bazanelli. Aspectos emocionais presentes na vida de pacientes submetidos à amputação: uma revisão de literatura. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 20, n. 1, p. 47-60, abr. 2018. CABEÇA, Luciana Palacio Fernandes et al. Da técnica à tékhnē: comunicação de notícias difíceis em unidade de terapia intensiva pediátrica. Escola Anna Nery, v.26, 2022. CAMPOS, Elisa Maria Parahyba; RODRIGUES, Avelino Luiz; CASTANHO,Pablo. Intervenções Psicológicas na PsicoOncologia. Mudanças, v. 29, n. 1, 2021. DA FONTOURA, Denise Ren et al. Teoria e prática na reabilitação neuropsicológica. São Paulo: Vetor Editora, 2020. DE OLIVEIRA, Pedro Igor Daldegan; ANDERSON, Maria Inez Padula. Envelhecimento, finitude e morte: narrativas de idosos de uma unidade básica de saúde. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 15, n. 42, p. 2195-2195, 2020. FERNANDES, Luana Maria de Souza;SOUZA, Airle Miranda de. Significados do câncer infantil: a morte se ocupando da vida na infância. Psicologia em estudo, v. 24, 2019. FREITAS, G.M. et al. Variáveis Psicossociais e Adesão ao Tratamento Antirretroviral para HIV/Aids. Revista Psicologia e Saúde, v. 12, n. 4, 2020, p. 191- 206. HAMDAN, Amer Cavalheiro; DE PEREIRA, Ana Paula Almeida; RIECHI, Tatiana Izabele Jaworski de Sá. Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica: Desenvolvimento Histórico e Perspectivas Atuais. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 15, dez. 2011. LOBO, Ângelo Souza; LEAL, Maria Alice Ferreira. A revelação do diagnóstico de HIV/Aids e seus impactos psicossociais. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 9, n. 2, p. 174-189, 2020. OLIVEIRA, G. S.; NOGUEIRA, J. A.; COSTA, G. P. O et al. Serviços de saúde para lésbicas, gays, bissexuais e travestis/transexuais. Rev enferm UFPE, Recife, v. 12, n. 10, 2018. OLIVEIRA, R. G. et al. Desigualdades raciais e a morte como horizonte: considerações sobre a COVID-19 e o racismo estrutural. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 9, 2020.  OLIVEIRA, Rui Aragão. Elementos psicoterapêuticos na reabilitação dos sujeitos com incapacidades físicas adquiridas. Análise psicológica, v. 18, n. 4, p. 437-453, 2000. Pinheiro M, Abaid JLW, Lima SBS, Rangel RF, Gomes GC, Filippin NT. Câncer infantil: percepções da criança frente ao tratamento quimioterápico. R Pesq Cuid Fundam, 2023.   RIBEIRO, E. G.; REIS, IAS; KUSTER, K. E. Psicologia e Práticas Psicoterápicas no Âmbito Hospitalar. Revista Enfermagem e Saúde Coletiva, v. 7, n. 1, p. 2-12, 2022. SIMONATO, Mariana Pereira; MITRE, Rosa Maria de Araujo; GALHEIGO, Sandra Maria. O cotidiano hospitalar de crianças com hospitalizações prolongadas: entre tramas dos cuidados com o corpo e as mediações possíveis. InterfaceComunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. e180383, 2019. SOUZA, C.; SANTOS, M. A. Significados Atribuídos por Mulheres com Câncer de Mama ao Grupo de Apoio. Psicologia: Ciência e Profissão, n. 44, p. 1-20, 2024. TERNUS, Brenda Fernandes; WOLLMANN, Isabela. Implementação da política de humanização nas Unidades de Terapia Intensiva: uma revisão integrativa. Rev. SBPH, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 76-88, 2021. BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no SUS: tecendo redes para garantir direitos. Conselho Nacional do Ministério Público. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.588, de 21 de dezembro de 2017. Brasília: Ministério da Saúde. BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 32, de 14 de dezembro de 2017. Brasília: Ministério da Saúde. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Cadernos de Atenção Básica, n. 34. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Centros de Atenção Psicossocial e Unidades de Acolhimento como lugares da atenção psicossocial nos territórios: orientações para elaboração de projetos de construção, reforma e ampliação de CAPS e de UA. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.   BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Residências terapêuticas: o que são, para que servem. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. OLIVEIRA, Ana Emilia Figueiredo; GARCIA, Paola Trindade (orgs.). Redes de Atenção à Saúde: Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência. São Luís: EDUFMA, 2017. MUNIZ, M. S.; SILVEIRA, B. B. Atuação da Psicologia em Unidades de Terapia Intensiva. Revista Mosaico, v. 11, n. 2, p. 95-100, 2020. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2013. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na atenção básica à saúde. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) em Programas de Atenção à Mulher em situação de Violência. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2012.  Não gravamos materiais na íntegra. Nossas aulas são gravadas baseadas em diversos referenciais institucionais e de grandes autores.

VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Disponibilização de aulas de exercícios, voltadas para a análise da especificidade da banca examinadora.
5. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.

2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados PDF Sintéticos
5. Não serão ministrados em PDF: Conhecimentos Gerais: ALBUQUERQUE, M. I. N. Uma revisão sobre as Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Recife: UNA-SUS UFPE, 2015. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/3333/1/2saud_socie_polit_public_saud_2016.pdf BARRETO, M. L. Esboços para um cenário das condições de saúde da população brasileira 2022/2030. In: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. A saúde no Brasil em 2030 - prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro: população e perfil sanitário [online]. Rio de Janeiro: Fiocruz/Ipea/Ministério da Saúde/Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2013. Vol. 2. pp. 97-120. Disponível em: https://books.scielo.org/id/8pmmy/pdf/noronha-9788581100166- 05.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023. Institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 22 mai. 2023. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-635-de-22-de-maio-de-2023-484773799 BRASIL. Ministério Da Saúde. Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, que institui o Programa Previne Brasil. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 13 nov. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/- /portaria-n-2.979- de-12-de-novembro-de-2019-227652180. CAMPOS, G. W. S. Fenômenos Intervenientes no Futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). In: CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE. CONASS Debate: O futuro dos Sistemas Universais de Saúde. Brasília: CONASS, 2018.  COSTA, M. V. A Potência da Educação Interprofissional para o desenvolvimento de Competências Colaborativas no Trabalho em Saúde. In: TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti (Org.). Interprofissionalidade e Formação da Saúde: Onde estamos? Porto Alegre: Rede Unida, 2017. Disponível em: vol-06-interprofissionalidade-e-formacao-na-saudepdf  JUNIOR, A.P; OLIVEIRA, L.R; PUTTINI, R.F. Modelos explicativos em Saúde Coletiva: abordagem biopsicossocial e auto- organização. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 753-767, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/fGQr7m9LdpmHqh4fwmhCrpc/?lang=pt&format=pdf.  PAIM, J. S. et al. O que é SUS. Coleção Temas em Saúde Interativa. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015. PAIM, J. S. Os sistemas universais de saúde e o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. Especial 5, 2019. SOUSA, M. F. et al. Potencialidades da Atenção Básica à Saúde na consolidação dos sistemas universais. Saúde em Debate, Rio de Janeiro v. 43, n. Especial 5, 2019. CARVALHO, Carolina Abreu; PINHO, Judith Rafaelle Oliveira. Conhecimentos Específicos.

Sobre o concurso

Última atualização em 12/2024
A Residência Fundatec está com edital publicado! As inscrições da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências estarão abertas de 30/08 a 10/10, A taxa de inscrição é de R$ 169,90 ou R$ 59,90 para autoavaliação. A prova está marcada para o dia 17/11. Não perca tempo e comece agora sua jornada rumo à aprovação!
Informações
Preparação a longo prazo
RS
Inscrições Taxa R$ 0,00
Provas Banca Anterior FUNDATEC Processos Seletivos Último Edital Link Banca Examinadora Banca não definida Instituição Residência - PSU/Fundatec - Processo Seletivo Unificado de Residência Multiprofissional - Psicologia
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Residência Multiprofissional, Saúde TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Não Prova de títulos Não
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