Residência SESAU/MS - Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande/MS - Conhecimentos Gerais para o Programa em Saúde da Família (Pós-edital 2025)
Sobre o curso
Última atualização em 12/2024
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Residência SESAU/MS!
Mais detalhes:
1. Curso baseado no edital nº 001/2024.
2. Carga horária prevista: 260 vídeoaulas, aproximadamente.
3. Material de apoio:
3.1. Videoaulas (com slides)
3.2. Audioaulas
4. Serão ministradas somente as videoaulas/tópicos relacionadas neste informativo (principais tópicos - a critério dos professores).
5. O curso não contemplará os seguintes tópicos: BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e 16 Complementares (PNPIC) no SUS: atitude de ampliação de acesso. 2ª edição. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 930, de 15 de maio de 2019. Institui o Programa "Saúde na Hora", que dispõe sobre o horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família, altera a Portaria nº 2.436/GM/MS, de 2017, a Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 2017, a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 2017, e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Situação alimentar e nutricional de crianças na Atenção Primária à Saúde no Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2022. 71 p. PRADO, C. C. P. do. Guia informativo para profissionais da saúde para o cuidado à população LGBTQIA+ / Carla Cristina Pianca do Prado, Carla Regina Silva, Bárbara de Fátima. – São Carlos : UFSCar/CPOI, 2022. 36 p
Não abordaremos itens das referências que sejam livros e artigos. Nossas aulas são gravadas baseadas em diversos referenciais institucionais e de grandes autores.
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Disponibilização de aulas de exercícios, voltadas para a análise da especificidade da banca examinadora.
5. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio).
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023. Institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde. Diário Oficial da União. 2023. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Manual técnico para o diagnóstico da sífilis/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2021. 70 p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Situação alimentar e nutricional de crianças na Atenção Primária à Saúde no Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2022. 71 p. BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva [online]. 2007, v. 17, n. 1, pp. 77-93. CAMPOS, G. W. S.; DOMITTI, S. C. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cadernos de saúde pública, v. 23, p. 399-407, 2007. CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L.. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: revista de saúde coletiva, v. 14, p. 41-65, 2004. GOMES, E.C.S. Conceitos e ferramentas da epidemiologia. Recife: Ed. 17 Universitária da UFPE, 2015. MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde. 2011. 549 p. PAIM, J. S. Sistema Único de Saúde (SUS) aos 30 anos. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2018, v. 23, n.6, p. 1723-1728. PRADO, C. C. P. do. Guia informativo para profissionais da saúde para o cuidado à população LGBTQIA+ / Carla Cristina Pianca do Prado, Carla Regina Silva, Bárbara de Fátima. – São Carlos : UFSCar/CPOI, 2022. 36 p SANT'ANNA, S. R.; HENNINGTON, É. A. Micropolítica do trabalho vivo em ato, ergologia e educação popular: proposição de um dispositivo de formação de trabalhadores da saúde. Trabalho, Educação e Saúde, v. 9, p. 223-244, 2011. STARFIELD, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. 726 p. TANAKA, O. Y.; TAMAKI, E. M. O papel da avaliação para a tomada de decisão na gestão de serviços de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 17(4):821-828, 2012
4. Não serão ministrados PDFs Sintéticos
Sobre o concurso
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