SME - Fortaleza/CE - Professor de Matemática
Sobre o curso
Última atualização em 10/2024
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VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital nº 108/2022
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 391 videoaulas (aproximadamente).
4. O Curso não contemplará: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: 5 Raciocínio analítico. LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO: 4 Emenda Constitucional nº 53/2006. 6 Lei nº 11.114/2005. 7 Lei nº 11.274/2006. 10 Lei Complementar nº 169, de 12 de setembro de 2014 (Dispõe sobre a gestão democrática e participativa da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, institui o Programa Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE), modifica o Estatuto do Magistério de Fortaleza, e dá outras providências. 12 Lei 10.371/2015(Aprova o Plano Municipal de Educação de Fortaleza). EDUCAÇÃO BRASILEIRA, TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS: 3 Principais teorias da aprendizagem. 3.1 Inatismo, comportamentalismo, behaviorismo, interacionismo, cognitivismo. 3.2 As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. 3.3 Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. 3.4 Teoria das inteligências múltiplas de Gardner. 3.5 Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. 6.1 O ensino médio. 6.1.2 Interdisciplinaridade e contextualização no ensino médio. 6.1.3 O ensino médio integrado: fundamentação legal e curricular. 6.3 Educação, trabalho, formação profissional e as transformações do ensino médio.
4.1 O Curso não contemplará em conhecimentos específicos: 1 Interagindo com os números. 1.1 Aspectos metodológicos do ensino da matemática. 1.2 A matemática e seu papel no desenvolvimento do pensamento lógico do aluno. 1.5 Escala. relações métricas no círculo; 2.8 Área e volumes de sólidos geométricos - prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera; geometria segundo o método Van Hiele. 3.3 Construções de gráficos cartesianos para representar interdependência entre dados. 3.4 Compreensão dos termos - algarismo duvidoso, algarismo significativo e erro de medição na utilização de instrumentos de medida. 5 Matemática e sociedade. 5.1 Etnomatemática; conhecimento científico e tecnológico. 5.2 A matemática e seu ensino dentro do atual panorama sociocultural e econômico.
4.2 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.3 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/PDF relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.
6. Não serão ministrados em PDF os seguintes tópicos:
Legislação Básica da Educação: 4 Emenda Constitucional nº 53/2006.; 6 Lei nº 11.114/2005. 7 Lei nº 11.274/2006.; 9 Lei nº 14.276, de 27 de dezembro de 2021, promoveu, no final do ano, diversas modificações na Lei nº 14.113/2020 (novo FUNDEB).;10 Lei Complementar nº 169, de 12 de setembro de 2014 (Dispõe sobre a gestão democrática e participativa da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, institui o Programa Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE), modifica o Estatuto do Magistério de Fortaleza, e dá outras providências.; 12 Lei nº 10.371/2015 (Aprova o Plano Municipal de Educação de Fortaleza)
Educação Brasileira : 6 Políticas educacionais para a educação básica. 6.1 O ensino médio. 6.1.1 Diretrizes, Parâmetros Curriculares Nacionais, currículo e avaliação. 6.1.2 Interdisciplinaridade e contextualização no ensino médio. 6.1.3 O ensino médio integrado: fundamentação legal e curricular. 6.2 Educação inclusiva. 6.3 Educação, trabalho, formação profissional e as transformações do ensino médio. 6.4 Protagonismo juvenil e cidadania.
Conhecimentos específicos: : 1 Interagindo com os números. 1.1 Aspectos metodológicos do ensino da matemática. 1.2 A matemática e seu papel no desenvolvimento do pensamento lógico do aluno. 5 Matemática e sociedade. 5.1 Etnomatemática; conhecimento científico e tecnológico. 5.2 A matemática e seu ensino dentro do atual panorama sociocultural e econômico.
Sobre o concurso
Última atualização em 10/2024Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.